17/01/2022 às 19:29 Dicas Casamentos

Tudo o que você precisa saber sobre o casamento religioso católico

166
3min de leitura

Oi pessoal! 

Já falamos sobre a documentação necessária para os trâmites do casamento civil (veja aqui). Hoje vamos focar nos procedimentos do casamento religioso católico. Anota aí!

Primeiro passo

Há uma série de exigências necessárias para que o casamento católico seja válido. Por isso, o primeiro passo que o casal deve tomar é ir até a Secretaria Paroquial da paróquia do noivo ou da noiva, mesmo que seu casamento não seja necessariamente realizado lá. 

Como assim? 

Acontece que a paróquia no qual um dos noivos participa é quem será a responsável por iniciar o processo de abertura do casamento, com todas as documentações necessárias e depois, a própria paróquia envia o seu processo para a igreja na qual vocês querem efetivamente se casar.

Agora, se forem casar na mesma paróquia na qual tiveram sua iniciação na vida católica, então não há a necessidade de transferência de documentação.

Separação dos documentos

Cada paróquia possui uma exigência diferente de documentos, mas no geral, os mais pedidos são os descritos a seguir:

  • Cópia autenticada do RG e CPF do casal
  • Certidão de batismo dos noivos
  • Cópia de comprovante de residência
  • Certificado do curso de noivos
  • Comprovante de marcação do casamento civil 

Casamento religioso com efeito civil

Já falamos sobre esse assunto no último post (veja aqui). Nessa situação, o casamento civil ocorre juntamente com o casamento religioso. O procedimento a ser seguido pelos noivos é o seguinte:

  • Agendar no cartório a retirada da habilitação de casamento (com antecedência de 30 a 60 dias do casamento), com a presença de duas testemunhas
  • Após a cerimônia retirar o termo de celebração do casamento com efeito civil na própria igreja.
  • Reconhecer firma do termo em cartório.
  • Levar o termo para o cartório de Registro Civil onde deram início ao processo de habilitação para trocar o termo pela Certidão de Casamento (Atenção! Prazo de 90 dias após a celebração do casamento).

Curso de noivos

O curso de noivos é uma exigência da Igreja Católica. Neste curso, que tem duração variável de acordo com a paróquia, os noivos aprendem mais sobre o significado da grande responsabilidade que estão dispostos a aceitar, que é o casamento, visto pela Igreja como um Sacramento. Portanto, logo que ficarem noivos, o ideal é já procurar a Paróquia e verificar a respeito do curso, pois ele pode demorar para finalizar e vocês precisarão do certificado final. 

Meu noivo e eu temos religiões diferentes, mas quero casar na Igreja Católica. É possível?

Sim, é possível. A Igreja Católica permite a união entre duas pessoas, sendo uma católica e a outra de uma religião cristã diferente, sem a necessidade de conversão, apenas do respeito do outro cônjuge para com todos os processos. No entanto, é interessante verificar junto à Paróquia os procedimentos necessários, uma vez que eles variam de acordo com a Igreja.

Qual o valor para casar na Igreja?

Bem, isso varia muito de acordo com a igreja que vocês decidirem se casar. É preciso verificar na Secretaria da Paróquia desejada. Se houver necessidade de transferência do processo, como citamos acima, também é necessário o pagamento de uma pequena taxa. Há sim a possibilidade de casamentos sem o pagamento de taxas específicas, caso você esteja em condições de vulnerabilidade financeira. Basta conversar com o padre da sua paróquia.

O padre pode realizar o casamento fora da Igreja?

Não! Se você pensou em fazer um casamento religioso em uma chácara, buffet ou praia, por exemplo, de acordo com as normas da Igreja, isso não é possível. Caso os noivos desejem, podem fazer uma cerimônia sem significado religioso na qual haja uma bênção do padre da escolha dos noivos, mas é obrigatório que antes ocorra uma cerimônia na igreja, que pode ser bem simples e ocorrer até mesmo junto à celebração da Santa Missa, perante à comunidade.  

Atenção aos detalhes

Todo esse processo de casamento religioso e civil é bastante burocrático e deve respeitar prazos nos quais vocês precisam estar atentos.

Além disso, cada igreja tem uma outra série de recomendações com relação à decoração, músicas, número de entradas e de padrinhos que deve ser verificado com antecedência. 


Ficou ainda com alguma dúvida? Deixe aí nos comentários e não se esqueça de conferir o meu perfil do Pinterest para mais inspirações.

17 Jan 2022

Tudo o que você precisa saber sobre o casamento religioso católico

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Casamento Casamento igreja Casamento religioso

Quem viu também curtiu

17 de Jan de 2022

Estilos de casamento: saiba qual combina mais com você

17 de Jan de 2022

Você conhece a importância da fotografia profissional para seus negócios? 

17 de Jan de 2022

Como escolher o terno do noivo?

Olá, em que posso ajudar? Sinta-se à vontade em me chamar no Whatsapp. Será um prazer atendê-lo!
Logo do Whatsapp